Quinta do Val Moreira Marmelal - Sto Adrião 5110-672 Armamar Portugal
(+351) 969 642 231
enologia@valmoreira.com

SOBRE NÓS

Localizada na margem sul do Rio Douro, no Cima-Corgo, a Quinta do Val Moreira foi comprada por Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé) e António Parente (Madre) em 2018 e requalificada para enoturismo – Vila Galé Douro Vineyards – contando com 26 hectares dedicados à produção de vinhos do Porto e vinhos do Douro, dois hectares de olival e dois hectares de amendoal. 

Um projeto que nasce de uma longa amizade

Aqui, estes dois amigos de longa data que já produzem vinhos nas regiões do Alentejo e Lisboa – Jorge Rebelo de Almeida com a Santa Vitória e António Parente na Quinta de São Sebastião –, desenvolveram um projeto que respeita a cultura organizacional do Douro. Ambicionam que cada garrafa de Val Moreira revele o equilíbrio entre a estrutura resultante de uvas que nascem junto ao rio e a frescura das uvas que crescem em vinhas a uma quota elevada.

Ricardo Gomes, o jovem enólogo que marca a diferença

Nasceu a 7 de setembro de 1990 em Coimbra. Desde muito cedo, e até à entrada na Universidade, acompanhou a produção de vinhos a uma escala industrial (500 mil litros anuais) na adega que tinha de família, na época da Avó, onde ajudou em todos os processos do fabrico de vinho. Licenciou-se em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2014. Já a frequentar a licenciatura fez, desde o 1º ano, diversos estágios de vindima pelas diferentes regiões do País, em empresas de dimensões completamente distintas, com a finalidade de conhecer realidades diferentes dentro do sector de produção. O seu percurso profissional teve início na Região Demarcada do Douro, na Quinta Maria Izabel, em 2014.


Em 2018 abraçou o projeto da Quinta do Val Moreira como enólogo residente, completando a equipa de enologia com Bernardo Cabral e Filipe Sevinate Pinto. “O principal motivo que me levou a entrar no projeto foi a paixão pelos vinhos e o desafio enológico a que a equipa se propôs desde a primeira vindima, criando um estilo de vinhos irreverente e diferenciador!”.